UICN Congresso Mundial da Natureza 2016: O Planeta numa Encruzilhada
A cidade de Honolulu, Havai, nos Estados Unidos da América acolheu entre os dias 1 a 10 de Setembro de 2016 o Congresso Mundial da Natureza da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a maior organização de conservação do mundo.
Sob o lema, “O Planeta numa encruzilhada” (Planet at a crossroads), a UICN promoveu uma série de discussões em torno dos desafios do desenvolvimento e o compromisso com a conservação da natureza.
Mais de 10 000 membros de governos, da sociedade civil e comunidades indígenas, sector privado e figuras religiosas, participaram nas diferentes sessões do Fórum que decorreu entre os dias 1 e 5 de Setembro, entre os principais temas em debate, contam o financiamento e a sustentabilidade das ações de conservação da natureza, a relação cultura e conservação, o papel das novas gerações na conservação.
De 6 a 10 de Setembro os membros de UICN estiveram reunidos em Assembleia para discussão e aprovação de moções relativas à atuação da União nos sectores estratégicos de conservação, com destaque para aprovação de uma nova categoria de membros da União – as organizações e comunidades indígenas.
Foram eleitos novos órgãos, Presidente da UICN, tesoureiro, Presidentes das Comissões e Conselheiros Regionais. O Presidente em exercício, Xinsheng Zhang (China) renovou o seu mandato até 2020, reiterando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e fortalecimento da UICN enquanto organização pioneira da conservação.
A Tiniguena participou igualmente na sessão de Knowledge-café intitulada a soberania alimentar em áreas marinhas protegidas, promovida pelos membros da WCPAYP PACO) Rede dos Jovens Profissionais das Áreas Protegidas dos Países da África Ocidental e Central. Foi possível constatar as dinâmicas existentes nas áreas marinhas protegidas, AMPC Urok, Parque Nacional Banco de Arguin (Mauritânia), Reserva da Biosfera Pendjari ( Benin) e PGOEM Moorea (Polinésia Francesa).
Para além de participar ativamente nas sessões da assembleia e eventos paralelos, a Tiniguena expôs os seus artigos e publicações no stand da PRCM (Partenariat Regional pour la zone Côtière et Maritime de l’Afrique de l’Ouest), um momento importante para a angariação de fundos, através da venda dos seus produtos.
A Assembleia Geral da UICN terminou com a leitura dos Compromissos do Hawaii (versão inglesa / versão francesa), traduzindo o espírito “Aloha”, a harmonia entre o homem, a tradição e a natureza.