O Projecto Kil Ki di Nos ten Balur nasceu de longas conversas entre a Tiniguena e o CIDAC, no quadro de um novo percursos iniciado em 2003 em defesa da Soberania Alimentar e da biodiversidade guineense. É financiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a sua implementação esta a cargo da Tiniguena e do CIDAC.
Enquadramento do projecto Kil Ki di Nos Ten Balur
A capacidade produtiva da Guiné-Bissau tem um potencial comercial importante embora a dimensão de comercialização tenha sido frequentemente menosprezada neste sector de intervenção.
Durante muito tempo, os projectos e investimentos têm sido canalizados para o reforço da produção, esquecendo a necessidade de olear canais de distribuição, de reforçar competências de procura de mercados e de promover estratégias de comercialização.
Assistimos a um estrangulamento dos fluxos de produção, causando frustração nas comunidades, o seu empobrecimento, dificuldades na obtenção de renda e consequentemente na entrada na economia monetária.
Além disso, as elevadas taxas praticadas à nível nacional, que incidem sobre as mercadorias rurais no seu transporte para os locais de comércio, penalizam também os fluxos internos de mercadoria, deixando o País numa situação de dependência face às exportações.
Assim, vivemos uma fragilidade no que toca ao caminho desejável para a soberania alimentar, colocando em risco a agricultura camponesa, o equilíbrio ambiental e criando, deste modo, um terreno fértil para mais crises alimentares.
Objectivos do projecto Kil Ki di Nos ten Balur
Objectivo Geral: Contribuir para a soberania alimentar e o aumento do nível de bem-estar dos produtores, das suas comunidades e das populações da Guiné-Bissau através da dinamização do mercado de produtos locais.
Objectivo Específico: Criar uma aliança entre produtores, comerciantes, consumidores e organizações de apoio de modo a mobilizar estes actores a favor do comércio e do consumo de Produtos da Terra, visando aumentar o volume e a diversidade dos produtos transaccionados.
Resultados esperados do Projecto Kil Ki di nos Ten Balur
Resultado Esperado 1: A comercialização de Produtos da Terra é fortalecida e potenciada
Resultado Esperado 2: A procura dos produtos locais aumenta devido a um número crescente de consumidores que altera os seus padrões de consumo e dá preferência aos Produtos da Terra.
Resultado Esperado 3: Conhecimento sobre produtos e saberes da biodiversidade é produzido, divulgado e alimenta a acção e os actores relevantes associados.