A Geração Nova da Tiniguena - GNT é um grupo associativo que reúne adolescentes e jovens que participaram nas 14 visitas de estudos que a Tiniguena tem organizado a sítios do património natural e cultural nacional.
Após as duas primeiras visitas realizadas respectivamente a Cantanhez (1993) e aos Bijagós (1994) surge em muitos desses adolescentes a imensa vontade de continuar a participar nas acções de informação e sensibilização levadas a cabo pela Tiniguena em prol da conservação das riquezas naturais e culturais dos sítios visitados e de apoio ao desenvolvimento das comunidades que ali habitam, muito em particular das crianças. É assim que nasce a GNT, inicialmente designado Grupo de Pequenos Voluntários da Tiniguena e baptizada pelos próprios mais tarde, em 1995, “Geração Nova da Tiniguena”.
Trabalhando nas questões ambientais, a Tiniguena interessou-se, desde cedo, em investir na juventude, visto que a protecção da Natureza tem por objectivo salvaguardar recursos para as gerações futuras. Estas gerações devem ser preparadas para elas também cuidarem deste legado para assegurar a continuidade da vida e o bem-estar dos seus descendentes. Por isso a Tiniguena abraçou o projecto GNT à nascença, assumindo-a como um viveiro de formação de lideranças juvenis e futuros cidadãos comprometidos com a causa do ambiente e do desenvolvimento durável da Guiné-Bissau.
Neste sentido, a GNT tem beneficiado de um apoio contínuo da Tiniguena quer em termos organizativos e da vida associativa, quer para a realização de suas iniciativas próprias e conjuntas com outros grupos juvenis que se inscrevam na visão e campo de acção da ONG-mãe.
Geração Nova da Tiniguena - uma Escola do Pensamento e de Cidadania
17 Anos despertando a camada juvenil para as questões ambientais e participando em acções de resgate do património natural e cultural nacional
Assim, a GNT pode realizar várias iniciativas de vulto ao longo dos seus 16 anos de existência: mobilização do Fundo de Solidariedade para apoio à construção de 6 escolas e um dispensário nos locais visitados, reabilitação do Forte de Cacheu e da escola de Binta, campanhas de arborização com a plantação de mais de 1.000 árvores em vários bairros da capital, 2 festivais de música Rap, várias edições de carnaval ambiental, 5 fóruns de reflexão e debate, várias conferências, visitas de intercâmbios, acções de formação em voluntariado, campanhas de educação cívica, um programa radiofónico, o Inter-Jovens assim como a participação na preparação e acompanhamento das visitas de estudos e campanhas de sensibilização da Tiniguena, em pesquisas para o resgate de saberes locais e na promoção do consumo nacional e dos Produtos da Terra. Na actualidade, a GNT está a dinamizar a rede de Associação de Jovens Promotores do Consumo Nacional e Responsável.
E muitas pessoas também passaram pela GNT; hoje são homens e mulheres, pais e encarregados de educação que assumiram outros tipos de responsabilidade mas que tiveram um dia semeados em suas vidas, valores de compromisso para com a Guiné-Bissau, para com o seu povo e sua cultura. E é por tudo isso que a Geração Nova da Tiniguena é uma referência em meio às organizações juvenis e é reconhecida como uma Escola do Pensamento e de Cidadania.